quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Célula animal e suas organelas


Essa imagem está mostrando todas as organelas presentes na célula, e mostrando os detalhes do núcleo.







Vou por uma foto das principais organelas existentes no citoplasma da célula para ficar mais fácil a visualização, colocando cada função e algumas informações de cada.
 As mitocôndrias possuem 2 membranas, e tem como função a respiração celular, no qual tem duas principais etapas, o clico de Krebs e a cadeia respiratória.





Os ribossomos originam-se do nucléolo, e possuem duas subunidades, sendo uma maior e outra menor, a função dos ribossomos é a síntese proteica.



rético endoplasmático (RE) é um sistema de sáculos e canalículos interligados, que compreendem dois sistemas, o reticulo endoplasmático granuloso (RER) e reticulo endoplasmático liso (REL). As funções do reticulo são: síntese, armazenamento, transporte e detoxicação.



O complexo de golgi é constituído por uma pilha de vesículas achatadas, cisternas das quais brotam vesículas esféricas. Tais estruturas são limitadas por membranas lipoproteicas.
As funções são secreção, síntese de polissacarídeos, formação do acrossomo, e formação do lisossomos



citoesqueleto é formado por uma rede intricada de filamentos de três tipos: microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.




Os lisossomos apresentam uma membrana lipoproteica envolvendo enzimas digestórias, e atuam na digestão intracelular

Os peroxissomos são revestidos por uma membrana lipoproteica, apresentam enzimas, sendo a mais típica a catalase. Os peroxissomos são formados no reticulo endoplasmático rugoso.
O peroxissomo transforma o H202 que é toxico pra célula, em atóxico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário